(61) 2101-6605
Saiba como foi a 1ª edição da iniciativa municiência
A Confederação Nacional de Municípios lançou em 2015 a iniciativa MuniCiência – Municípios Inovadores. Experiências exitosas foram apresentadas pelos gestores em um processo de seleção aberto e transparente. A partir de uma chamada pública, uma equipe técnica da CNM pré-selecionou 15 iniciativas. Para escolher as mais inovadoras, a Confederação Nacional de Municípios lançou em outubro de 2015 a votação online. Cidadãos de todo o Brasil puderam eleger aquelas que, em sua visão, mais contribuiriam para o aprimoramento da gestão municipal.
No primeiro semestre de 2016, as iniciativas mais votadas receberam visita da equipe da CNM para sistematização. Os resultados foram publicados em guias de reaplicação. Veja abaixo as iniciativas selecionadas:
INICIATIVAS MAIS VOTADAS
Astorga/PR
Projeto: Calçada Para TodosDescrição: A Iniciativa é inovadora por dividir as responsabilidades tanto na esfera pública como na esfera privada. Incentiva a participação do cidadão, cria a responsabilidade de todos cuidarem e conservarem o patrimônio público, valoriza os imóveis comtemplados, além de proporcionar melhorias na cidade.
Bom Despacho/MG
Projeto: Inovação e Modernização da Gestão Pública MunicipalDescrição: Alcançar ganhos efetivos, concretos e mensuráveis para a população de Bom Despacho por meio de uma administração com foco nos resultados, guiado por um planejamento estratégico realista, sintonizado com as necessidades do município e plenamente integrado ao orçamento.
Pompeú/MG
Projeto: Políticas Públicas SustentáveisDescrição: O sistema de Energia Fotovoltaica instalado no Centro Administrativo de Pompéu veio com uma ideia de ser pioneiro em uma energia limpa e sustentável, gerando economia em um investimento de retorno rápido. A implantação de dois kits produz em média, 996 kWh/mês.
Rio Largo/AL
Projeto: Juntos pela SegurançaDescrição: O projeto “Juntos pela Segurança” visa proporcionar ao Município uma Gestão Integrada de Segurança Pública de alta qualidade, por meio da colaboração efetiva entre cidadãos e governo nas atividades de denúncias, monitoramento e troca de informações necessárias para a prevenção, resolução e combate aos problemas de segurança da cidade.
Forquetinha/RS
Projeto: Programa Saúde em Sua Casa (PSSC)Descrição: O Projeto Saúde em Sua Casa foi criado no Município de Forquetinha em substituição ao programa federal Estratégia Saúde da Família. É financiado com recursos municipais, para monitoramento contínuo da situação de saúde das famílias, fazendo a gestão da linha de cuidado dessa população. O objetivo geral do Programa é oferecer à população um atendimento de saúde personalizado, por meio de uma equipe de profissionais capacitados, enfatizando a prevenção de doenças, visando à saúde do indivíduo como um todo, inserido no contexto familiar e considerando a sua inserção com a comunidade onde vive.
Seminários
Seminário de Iniciativas Inovadoras na gestão Municipal
Em 10 de dezembro de 2015, em Brasília/DF, as 5 iniciativas mais votadas foram apresentadas no Seminário de Iniciativas Inovadoras na Gestão Municipal. Na ocasião também foi anunciada a mais votada pelo público.
Rio Largo (AL)
Apresentação da iniciativa "Juntos pela Segurança" que implementou internet gratuíta e utiliza de aplicativos para o combate à violência.
Bom Despacho (MG)
Apresentação da iniciativa "Inovação e Modernização da Gestão" que organizou as contas da prefeitura e adotou a Cultura do Planejamento no Município.
Pompéu (MG)
Apresentação da iniciativa "Políticas Públicas Sustentáveis" que implementou um sistema de abastecimento de Energia Fotovoltaica no Centro Administrativo do Município.
Astorga (PR)
Apresentação da iniciativa "Calçada para Todos" que levou acessibilidade às calçadas através da construção da linha de crédito pela Prefeitura e a Câmara de Comércio
Ubatuba (SP)
Apresentação da iniciativa "e-Empreende Fácil" que fomentou o desenvolvimento econômico do município por meio de processo de consulta de viabilidade para abertura de novos empreendimentos.
Debate das iniciativas
Espaço de discussão sobre as iniciativas apresentadas.
Painel 01 - Os desafios da Gestão Municipal para a Competitividade
O primeiro painel de debate do Seminário MuniCiência com o tema "Os desafios da Gestão Municipal para a Competitividade" foi conduzido pela Marcia Joppert (Lazzooli-Diretora) e contou com a participação de Gustavo Cezário (CNM-Diretor Executivo), José Patriota (Afogados da Ingazeira/PE, AMUPE-Presidente) Pedro Seno (Ubatuba-SP), Fernando Cabral (Bom Despacho-MG), José Luiz (CONAMAS) e Edirlei Melo (Pompéu-MG).
Painel 02 - Universidades em prol da Modernização da Gestão Pública Municipal
O segundo painel de debate do Seminário MuniCiência com o tema "Universidades em prol da Modernização da Gestão Pública Municipal" foi conduzido pelo Prof. Humberto Falcão (Instituto Publix) e contou com a participação do Prof. Ricardo Hermany (UNISC), Giovanni Webber (Casa dos Prefeitos/UFV), Marcelo Dutra (UFAM)
Encontro de Cidades Universitárias e Desenvolvimento Local
A CNM em parceria com a Casa dos Prefeitos/PEC, Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa - UFV, sediadas em Minas Gerais, realizaram em 29 e 30 de junho de 2016, o Encontro de Cidades Universitárias e Desenvolvimento Local.
O seminário procurou aproximar municípios e universidades, fontes geradoras de conhecimentos e pesquisas, com base nas reais demandas municipais, apostando na importância dessas instituições para a implementação de iniciativas inovadoras em gestão pública.
Baixe o material de apoio

Encontro de Cidades Universitárias e Desenvolvido Local
-
Inciciativas de formação à distância para gestores municipais - Prof. Frederico Vieira Passos
-
Núcleo de Estudos de Boas Práticas Urbanas da Universidade Federal da Grande Dourados (MS) – Prof. Mario Vito Comar
-
O Papel da Universidade e o desenvolvimento Local – Prof. Giovanni Allegretti
-
Participacao das Universidades no Desenvolvimento Regional - Ricardo Caldas
-
Projeto UniverCidade - UEPB - Prof. Cidoval Morais
-
Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliacao - Marcia Joppert
-
Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial – RETE – Mireya Valencia