Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


Comitiva do Projeto InovaJuntos é recebida pela Onu-Habitat em Alagoas

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Quarta, 01 de junho de 2022.

01062022 visita onu habitat inovajuntosOs representantes de Municípios portugueses e brasileiros que fazem parte do grupo Cidades Verdes e Mudanças Climáticas do Projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para a Inovação e a Sustentabilidade foram recebidos pelo escritório regional da ONU Habitat em Maceió (AL). A equipe do projeto apresentou, na sexta-feira, 27 de maio, as metodologias aplicadas no Estado no âmbito do 'Visão Alagoas 2030', parceria entre o governo de Alagoas e a ONU-Habitat Brasil para promover o desenvolvimento urbano sustentável.

Após série de atividades em Brasília e na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os participantes do InovaJuntos, projeto realizado pela entidade no país com cofinanciamento da União Europeia, viajaram para conhecer experiências dos Municípios brasileiros que participam da iniciativa. No segundo semestre, a missão técnica ocorrerá em Portugal, onde o projeto é organizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Inicialmente, a missão técnica do grupo Cidades Verdes e Mudanças Climáticas ocorreria no Município de Feliz Deserto (AL), mas a ida foi impossibilitada devido às fortes chuvas que afetaram o Estado. Por isso, os integrantes do cluster foram recebidos pela equipe do escritório regional da ONU-Habitat e puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido no Estado nordestino.

Houve ainda a realização de uma capacitação sobre a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana (NAU) e visita técnica à Grota e ao Parque Linear do Cigano, localizados em Maceió, onde foi possível conhecer na prática a metodologia aplicada. Na ocasião, os participantes do InovaJuntos também conheceram a sede da Associação de Municípios de Alagoas (AMA).

O InovaJuntos é formado por quatro grupos temáticos chamados de clusters: 1- Desenvolvimento econômico e Inovação; 2 - Desenvolvimento Territorial e Consórcios; 3- Cidades Verdes e Mudanças Climáticas; e 4 - Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social. Conheça mais sobre a iniciativa no site oficial. 

Da Agência CNM de Notícias, com informações da ONU-Habitat Brasil