Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


CNM debate boas práticas municipais e implantação dos ODS em live do projeto UniverCidades

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Quarta, 05 de maio de 2021.

050521 univercidadesEm debate com gestores municipais e representantes da área acadêmica, o projeto UniverCidades abordou os desafios e acertos das parcerias entre Poder Público e instituições de ensino na construção de políticas públicas municipais, além da implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 5 de maio, de forma online e teve transmissão pelo canal no Youtube da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A conversa foi aberta pelo coordenador Jurídico e diretor de Compliance da CNM, Rodrigo Garrido, que representou o presidente Glademir Aroldi. Garrido apontou a importância da parceria com a União Europeia neste projeto de apoio aos Municípios. "A CNM tem se notabilizado também pelas parcerias internacionais. Cabe a CNM buscar soluções que minimizem as carências dos Entes locais. A plataforma UniverCidades busca suprir essas necessidades dos Municípios”, destacou.

Logo em seguida, o chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil, Stefan Agne, complementou o destaque da parceria com a CNM e enfatizou a importância de projetos como o UniverCidades. "A troca de experiências entre governos municipais têm um papel relevante na disseminação da prestação de serviço público. Muitas experiências podem servir de modelo para diversos setores. A União Europeia tem uma parceria com a Confederação que já dura alguns anos com, pelo menos, cinco projetos que têm apresentado resultados muito promissores."

Durante o evento foi feito o lançamento da Plataforma UniverCidades e dos guias de reaplicação das boas práticas finalistas do Prêmio MuniCiência, ciclo 2019-2020. Os materiais sistematizaram as iniciativas implementadas pelos Municípios de Cacoal (RO), Conde (PB), Goiás (GO), Juína (MT), Monteiro Lobato (SP), Pedra Branca do Amapari (AP), São Lourenço da Mata (PE), Venâncio Aires (RS), Vitória (ES) e o Consórcio Quiriri (SC). Os guias estão disponíveis na Plataforma UniverCidades, que também oferece outros conteúdos para o fortalecimento de capacidades locais na implementação de políticas públicas. 

A coordenadora do projeto e consultora da CNM Denise Messias comentou sobre a contribuição do UniverCidades para os Municípios. "Havia uma necessidade por conhecimento, mas vimos que a oferta não era aproveitada e que a demanda também não era suprida. Então a ideia foi extrair o conhecimento das instituições de ensino e levar para onde precisa, dentro da realidade dos Municípios", apontou Messias.

Para ter acesso a todo o material disponibilizado pelo projeto e conhecer as boas práticas, acesse a Plataforma UniverCidades clicando aqui

Assista a transmissão na íntegra:

 

Por: Victor Gomes

Da Agência CNM de Notícias