Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


Premiado pela CNM, projeto do Município de Goiás recebe reconhecimento da Unesco

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Quarta, 06 de janeiro de 2021.

ceamO Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) - Brasilete Ramos Caiado - de Goiás (GO) é vencedor do Prêmio Construir Igualdade, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 7 de dezembro, e será transmitido pelo Facebook da organização. A iniciativa também foi finalista da terceira edição do Prêmio MuniCiência, do Projeto UniverCidades, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A premiação da Unesco tem como objetivo reconhecer políticas públicas, na América Latina e no Caribe, que promovam transformações sociais em prol da igualdade, da diversidade e da não discriminação nas cidades.

Nesse contexto, o projeto do Município de Goiás é um espaço de orientação e de apoio às mulheres que vivem em situação de violência doméstica. O Centro oferece acolhimento e acompanhamento interdisciplinar às vítimas, contribuindo para o fortalecimento da autonomia emocional e financeira dessas pessoas, assim como no resgate da cidadania e na prevenção, interrupção e superação das situações de violações de direitos. 

A iniciativa promove atividades de prevenção às situações de violência de gênero por meio de palestras, cursos e oficinas em diversas áreas. O Ceam se enquadra no tema igualdade de gênero – em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU) – e concorreu na categoria de cidades com até um milhão de habitantes. Sua escolha foi unânime entre os jurados. 

Finalista do Prêmio MuniCiência 

O Ceam também é finalista do Prêmio MuniCiência. A iniciativa, que reconhece boas práticas das Prefeituras, seleciona dez Municípios, sendo dois por região do país, que compartilharam experiências inovadoras, transformadoras e que contribuíram significativamente para a melhoria da gestão municipal. 

Cada projeto finalista recebe a visita técnica da CNM para a confecção de um Guia de Reaplicação e um vídeo para que outros Municípios possam conhecer e se inspirar com as práticas. O Prêmio MuniCiência integra as ações do Projeto UniverCidades e tem apoio financeiro da União Europeia no Brasil.  Saiba mais: www.municiencia.cnm.org.br

 

Da Agência CNM de Notícias