Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


Diálogo UniverCidades mobiliza Monteiro Lobato (SP) e região

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Sexta, 14 de fevereiro de 2020.

14022020 univercidades em monteiro lobatoA Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a prefeitura de Monteiro Lobato (SP) reuniram gestores públicos e acadêmicos para apresentar e discutir ações integradas entre instituições de ensino e administrações municipais, com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população. A edição do Diálogo UniverCidades na cidade paulista ocorreu nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, na Casa de Cultura de Monteiro Lobato.

Coordenadora do Projeto UniverCidades da CNM, Denise Messias, apresentou as atividades que integram a iniciativa, como o Prêmio MuniCiência. O Município de Monteiro Lobato está entre os finalistas desta premiação, que reconhece ações inovadoras com impacto positivo na administração municipal.

“Uma das nossas estratégias é identificar uma gestão municipal que esteja fazendo algo diferente de tudo o que foi feito, levando o melhor serviço à população”, disse Denise. “Depois, a ideia é compartilhar essas experiências para que outros Municípios tenham a oportunidade de reaplicar”, acrescentou.

A prefeita do Município, Daniela de Cássia, ressaltou a importância do encontro e contou sobre o programa Cidade Inteligente, Humana e Encantada (CHIE 2030), que credenciou Monteiro Lobato (SP) para o Prêmio MuniCiência. Daniela pontuou as ações realizadas, como o sistema fotovoltaico em prédios públicos, captação de água da chuva, troca da iluminação pública para lâmpadas de LED e a valorização e reconhecimento da obra do autor Monteiro Lobato, que dá nome à cidade.

14022020 univercidades em monteiro lobato 2

Ainda de acordo com a gestora, as parcerias foram fundamentais para as atividades do CHIE. “O trabalho desenvolvido com as universidades foi primordial para que a gente pudesse avançar no nosso plano de governo. De todos os nossos parceiros, cinco são instituições de ensino.”

Prefeito do Município de Santo Antônio do Pinhal (SP), Clodomiro Júnior, comentou sobre o Programa de Atendimento aos Alunos de Inclusão, implementado na rede municipal de ensino da cidade com o apoio da Universidade de Taubaté (Unitau). “No processo para implementar o projeto, percebemos que precisaríamos de serviços para atender os alunos, como atendimento de psicólogo, terapeuta ocupacional, pedagogo. Foi a parceria com as universidades que nos permitiu resolver essa demanda e desenvolver o programa. Hoje temos pessoas de fora da cidade que vêm matricular os filhos”, contou.

Para encerrar a primeira etapa da edição do Diálogo UniverCidades, a coordenadora do projeto destacou pontos dos programas adotados pelas prefeituras de Monteiro Lobato e Santo Antônio. Denise salientou a importância de fortalecer as capacidades municipais, identificar prioridades, e não somente captar recursos, mas saber executar os serviços e apoiar-se em diretrizes que possam gerar indicadores.

Segunda etapa
O segundo momento do evento – mediado pelo consultor internacional da CNM para cidades inteligentes, Augusto Mathias, – foi dedicado aos acadêmicos e à forma como as universidades enxergam a municipalidade. A pró-reitora de Extensão da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), Regina Aquino, falou sobre importância desse diálogo. “Atender as demandas da sociedade é também uma missão das universidades”, observou.

14022020 univercidades em monteiro lobato 3A Univap é parceira da prefeitura de Monteiro Lobato no Programa de Assistência à Saúde Bucal. O professor e doutor Vicente de Paula Prisco da Cunha, também vice-prefeito da cidade, conta que esse projeto mobilizou os alunos de odontologia da universidade, que vivenciaram na prática as demandas da população. “A interação com a população me deu outra visão do mundo. Hoje tenho um consultório com atendimento humanizado, porque a faculdade e o Município me proporcionaram conhecer outro lado”, relatou o cirurgião-dentista, Elthon Pupe, que estudou na Univap.

A professora Candida Baptista da Universidade São Francisco apresentou o Plano de Mobilidade Urbana de Monteiro Lobato, parceria entre o curso de engenharia e a gestão municipal. “Pela primeira vez a engenharia foi a campo e esses alunos, agora formados, provavelmente têm outro olhar sobre gestão pública”, destacou.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da Agência Galo
Fotos: Agência Galo