Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


Aberta votação para o público escolher cinco entre dez iniciativas finalistas do MuniCiência

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Terça, 15 de outubro de 2019.

28062019 municiencia logoEstá aberta a votação online para definir as cinco iniciativas do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores ciclo 2019-2020 que participarão de um seminário internacional para troca de experiências. A população pode fazer a sua escolha acessando o site do Municiência.

Concorrem projetos dos Municípios de Juína (MT), Goiás (GO), Conde (PB), São Lourenço da Mata (PE), Pedra Branca do Amapari (AP), Cacoal (RO), Monteiro Lobato (SP), Vitória (ES), Venâncio Aires (RS) e o Consórcio Quiriri (SC). O prazo para votação se encerra em 31 de março de 2020. O anúncio do resultado final será anunciado na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio.

Paralelamente à votação online, a equipe técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) visitará cada uma das dez finalistas para elaboração dos Guias de Reaplicação. Nesses encontros, serão captadas as informações sobre os projetos, assim como depoimentos das pessoas impactadas por eles. O material consiste na sistematização de cada iniciativa a ser disponibilizada para os demais Municípios do país em versões online e impressa. Confira edições anteriores dos guias de reaplicação do MuniCiência.

Os projetos finalistas contemplam as áreas da educação, cultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico, finanças, gênero, turismo, habitação, saúde e participação social. Juína (MT) concorre com Programa Arte, cultura e Leitura, uma bela mistura!; Goiás (GO) apresenta o Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Brasilete Ramos Caiado; Conde (PB) participa com o Escritório público de Assistência Técnica (EPA); São Lourenço da Mata (PE) aposta no Programa Controlador Mirim; Pedra Branca do Amapari (AP) traz o Projeto Saúde Nota 10 Pedra.

O município de Cacoal (RO) quer dar visibilidade ao projeto Renascer das Águas – Mina de Produção; Monteiro Lobato (SP) aposta em Monteiro Lobato - Cidade Inteligente, Humana e Encantada – CHIE 2030; Vitória (ES) quer ensinar como Multar não dará mais ganho a fiscais. Cooperar, sim!; - Venâncio Aires (RS) traz o IPTU Mais; Consórcio Quiriri (SC) concorre com o Região Turística Destinos do Quiriri – A valorização do regional a partir do município.

 

Agência CNM


Municiência

O Prêmio integra as ações do Projeto UniverCidades e é realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com apoio da União Europeia no Brasil. O objetivo é reconhecer e disseminar as iniciativas das administrações públicas municipais com impacto positivo e transformador na sociedade.

Os Municípios de Abaetetuba (PA), Gurjão (PB), Rio Grande (RS), Santa Clara do Sul (RS) e São Bento do Una (PE), Astorga (PR), Bom Despacho (MG), Forquetinha (RS), Pompéu (MG) e Rio Claro (AL) venceram nas duas primeiras edições. Os guias de reaplicação dessas iniciativas podem ser acessados no site do MuniCiência.

UniverCidades

O Projeto UniverCidades é uma plataforma para o desenvolvimento e a governança municipal. A proposta é, a partir da identificação das características do Município e das demandas dos gestores por conhecimentos e informações, buscar parcerias com centros de ensino e pesquisa. No Catálogo de parcerias entre centros de ensino e pesquisa e Municípios 2018, é possível conhecer algumas ações nesse sentido.

Da Agência Galo