Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


UniverCidades chega a Rio Grande (RS) com colaboração entre Municípios e ensino superior

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Quinta, 25 de outubro de 2018.

Ag GaloFoi realizada nesta quinta-feira, 25 de outubro, no campus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mais uma etapa do Diálogos UniverCidades. A iniciativa, da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a União Europeia, aproxima gestores municipais de representantes de instituições de ensino.

O evento promoveu o debate sobre experiências inovadoras em gestão municipal e parcerias com o meio universitário. O Diálogos reuniu, no Município gaúcho de Rio Grande, prefeitos, secretários e demais representantes das gestões municipais do Rio Grande (RS) e Santa Clara do Sul (RS). Também participaram do encontro professores da FURG e Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC).

O prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, apresentou a iniciativa Arte na Parada, que inova ao proteger o patrimônio público e mobilizar a comunidade artística local em painéis de arte colocados nas paradas de ônibus. “A aproximação dos gestores municipais com a comunidade acadêmica fortalece as redes dos Municípios brasileiros”, acredita.

O projeto é um dos cinco vencedores do Prêmio MuniCiência, que identifica, reconhece e reaplica práticas inovadoras em gestão municipal. Santa Clara Tem Valor, outra iniciativa vencedora da premiação, esteve representada no evento pelo prefeito Paulo Cézar Kohlrausch, que compartilhou detalhes de sua implementação. “A ideia do projeto é mostrar que todos do Município são beneficiados quando trabalhamos de forma unida e colaborativa”, afirmou Kohlrausch.

Ag GaloColaborações
Aline Sobroza Pedroso, engenheira do Consórcio Iberê, trouxe detalhes do projeto de recuperação e preservação de matas ciliares no oeste de Santa Catarina. O Consórcio reúne os Municípios catarinenses de Cordilheira Alta, Chapecó, Guatambu, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Águas de Chapecó e São Carlos.

As inovações colaborativas entre Municípios e instituições de ensino foram tema de outras apresentações no evento. Patrícia Vendramini, professora da UDESC, expôs o programa de residência em gestão municipal que a instituição realiza, com o intuito de fomentar o interesse dos jovens por políticas públicas.

Danilo Giroldo, vice-reitor da FURG, apresentou os planos da instituição para o aprimoramento das parcerias da academia com indústria da região, com ênfase nos segmentos naval e ambiental. Já Daniel Zanota, professor de geoprocessamento do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, detalhou o estudo que a instituição está realizando para auxiliar as prefeituras da região a mapearem seus territórios e implementares sistemas de informações geográficas.

Por: Thiago Rebouças/Agência Galo
Foto: Thiago Rebouças
Da Agência CNM de Notícias