Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


Equipe da CNM vai ao Rio Grande (RS) conhecer iniciativa vencedora do MuniCiência

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Quarta, 24 de outubro de 2018.

Marcos Jatahy Prefeitura Rio GrandeConsultores e técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) estão registrando, nesta semana, os detalhes do projeto Arte na Parada, da Prefeitura Municipal do Rio Grande (RS). A iniciativa, que visa à preservação do patrimônio público, traz a arte do grafite às paradas de ônibus do Município, com imagens que destacam a fauna, flora, história e demais aspectos da cultura do Rio Grande.

Com o objetivo de propor uma solução inovadora para o problema da depredação e desgaste dos abrigos de ônibus, a gestão municipal uniu esforços das secretarias de Cultura, de Mobilidade Urbana e Acessibilidade em um trabalho que promove a participação da comunidade local de artistas e vem contando com apoio dos munícipes.

A primeira fase do projeto, já concluída, recuperou 100 paradas de ônibus com a arte de 10 artistas. A segunda etapa está em andamento e prevê a instalação de painéis artístico de 15 artistas em mais 100 abrigos; os trabalhos foram escolhidos por meio de edital público, e estão previstas mais duas etapas até 2019.

Modelo
“Estamos colhendo resultados muito positivos. Conseguimos resolver em grande parte o problema da depredação e oferecemos arte para a população”, comemora Alexandre Lindenmeyer, prefeito do Rio Grande. “Há uma melhora da autoestima e da sensação de pertencimento da comunidade, e em termos de gestão é uma iniciativa muito bem-sucedida, pois conseguimos diminuir os custos de manutenção das paradas”, completa.

Marcos Jatahy Prefeitura Rio Grande O propósito da visita da equipe da CNM é sistematizar a iniciativa em um novo exemplar dos Guias de Replicação, produzidos pelo projeto UniverCidades, realizado pela CNM com o apoio da União Europeia. A ideia é que outras prefeituras possam adaptar os projetos para suas regiões a partir dos guias produzidos.

A visita da equipe da CNM acontece seis meses após a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, quando o Arte na Parada foi anunciado como um dos cinco projetos mais votados entre as mais de 250 inscrições para o prêmio.

Diálogo UniverCidades
Nesta quinta-feira, 25 de outubro, a equipe da CNM realiza em Rio Grande mais uma edição do Diálogo UniverCidades. O evento será realizado no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande e tem o objetivo de promover o intercâmbio de informações entre gestores municipais e universidades, com a apresentação de experiências colaborativas entre esses atores. As inscrições devem ser realizadas no site.

Prêmio MuniCiência
Trata-se de uma ação pioneira da CNM para identificar, reconhecer e replicar práticas inovadoras da gestão municipal. A iniciativa faz parte do Projeto UniverCidades, apoiado pela União Europeia, e tem três etapas: a primeira de avaliação da Comissão Técnica; a segunda, de votação nacional online aberta ao público; e a terceira, de sistematização por meio da visita técnica da entidade. Os (as) prefeitos (as) dos cinco Municípios vencedores também participarão de seminário internacional para troca de experiências em Portugal.

Por: Thiago Rebouças/Agência Galo
Foto: Marcos Jatahy/Prefeitura do Rio Grande
Da Agência CNM de Notícias