Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


Equipe da CNM vai à Gurjão (PB) conhecer iniciativa vencedora do MuniCiência

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Quarta, 25 de julho de 2018.

Agencia GaloUm dos cinco vencedores do Prêmio MuniCiência, o Programa de Protagonismo Juvenil (PPJ) chamou a atenção por ter convidado jovens da cidade a construírem uma grade independente do currículo escolar, mas ao mesmo tempo complementar, sustentada por apoiadores e parceiros. Agora, a prefeitura de Gurjão, na Paraíba, recebe a equipe de consultores e técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para apresentar evidências e depoimentos dos participantes do projeto.

A visita acontece quatro meses após a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, quando o PPJ foi anunciado como um dos mais votados entre as mais de 250 inscrições do prêmio. O objetivo da ida da CNM ao Estado é conferir de perto as ações e estruturar a iniciativa em um Guia de Replicação, para que outros gestores possam adaptá-la em suas regiões. A exemplo do que ocorreu nas cidades de Pompéu (MG), Astorga (PR), Forquetinha (RS), Bom Despacho (MG), na edição anterior do MuniCiência.

Ao chegar ao Município, a equipe constatou que as atividades são adequadas à realidade local e considera aspectos econômicos e culturais. O projeto utiliza ferramentas pedagógicas e dinâmicas para a construção de um programa baseado em três pilares: Desenvolvimento Pessoal, Educação e Empreendedorismo. Cada uma contempla ainda disciplinas não convencionais ao modelo da educação básica formal e atual, como Comunicação e Mídias Sociais, Autoconhecimento, Liderança, Oratória, Mentorias Dirigidas e atividades semanais utilizando redes sociais gratuitas.

Inspiração
Para o prefeito de Gurjão, Ronaldo Ramos de Queiroz, participar e ser um dos vencedores do prêmio possibilita não só o reconhecimento da sua boa prática de gestão, como também a multiplicação da iniciativa em outros Municípios. “A presença da equipe da CNM é uma honra para a cidade, que carece de apoio para oferecer melhores condições e perspectivas”, explica. “O guia mostrará como Gurjão se organizou para oferecer estímulo aos seus jovens”, afirma.

Entre os estudantes que participaram da oficina de Comunicação oferecida pelo PPJ em parceria com o Centro Universitário Maurício de Nassau, estavam José Borges e Luana de Farias. Os dois estão à frente do Ôxente Gurjão e são “difusores” dos eventos que ocorrem na região por meio do site e das redes sociais, como Youtube e Facebook.

Foi depois de passar pelo Programa que José Borges começou a fazer planos e sonhar com uma carreira. “O PPJ me fez entender que tenho uma vocação, que posso ter uma profissão e que não preciso sair da cidade para conseguir um emprego”, enfatiza. “Meu sonho hoje é ter uma emissora aqui em Gurjão”.

Inovação
O Prêmio MuniCiência  é uma ação pioneira da CNM para identificar, reconhecer e reaplicar práticas inovadoras em gestão municipal. A iniciativa faz parte do Projeto UniverCidades, apoiado pela União Europeia, e tem três etapas: a primeira de avaliação da Comissão Técnica; a segunda, de votação nacional online aberta ao público; e a terceira, de sistematização por meio da visita técnica da entidade.

Com informações de Agência Galo